sexta-feira, 10 de junho de 2011

Medida de Massa

Abaixo publico na íntegra matéria da professora Verônica sobre uma aula diferente que foi realizada com as turmas do 3º Ano do Ensino Fundamental.

Dentro do conteúdo de unidade de medida de massa e comprimento, preparei algumas atividades para verificar se a mochila escolar dos meus alunos estavam com o peso adequado ao peso corporal de cada um.

De início assistimos no laboratório de informática alguns vídeos relacionados ao assunto.





Em seguida os alunos fizeram o calculo do peso dos materiais que costumam trazer todos os dias para a escola. Utilizando o recurso do link abaixo:

Calculando o peso de sua mochila escolar.

Numa outra etapa foi feito a pesagem de todas as crianças e de suas mochilas, onde cada criança fez as anotações dos pesos, aproveitei para medir também a altura de cada uma.
Com as medidas em mãos as crianças, utilizando uma calculadora fizeram o cálculo para verificar se sua mochila estava com o peso adequado para seu peso corporal, que de até 10% do peso da criança. Ou seja multiplicando o peso da mochila por 10, não pode ultapassar o peso da criança.
Após ter feito os cáculos as crianças com a ajuda da professora, elaboraram um gráfico com resultados.


Abaixo publico algumas fotos desse processo:


terça-feira, 7 de junho de 2011

Visita a FASP

A professora Suely (biologia) levou os alunos do 3º ano do Ensino Médio, para uma visita à Faculdade São Paulo de Rolim de Moura-RO.

Os objetivos da visita eram:
Proporcionar aos alunos uma aula diferenciada sobre herança genética dos grupos sanguíneos do sistema ABO e Fator Rhesus (RH);
Promover e desenvolver a relação ensino-aprendizagem  no que diz respeito aos conteúdos das áreas de conhecimento de Biologia;
Possibilitar atividades práticas no currículo escolar;
Proporcionar aos educando uma atividade prática dentro do espaço de uma instituição de Ensino Superior de forma a promover um eleo entre o Ensino Médio e Superior. 

A visita foi um sucesso, fomos muito bem recebidos na faculdade e além de conhecer o espaço e diversos laboratórios participamos de atividades práticas promovidas pelos professores e alunos da instituição.

Abaixo publico algumas fotos da visita.