quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Parabéns!





Gostaríamos de parabenizar a funcionária Franciane Paula de Castro, professora da turma do 2º Ano "A" do Ensino Fundamental da Escola Aluízio P. Ferreira pela recente conquista, a sua Graduação em Ciências Naturais e Biologia. 

 Sucesso, Fran!!! 








Segue, uma breve descrição do projeto desenvolvido  nesta Escola pela professora Franciane, que contou com a colaboração da Professora Maria Amorim e dos alunos da turma do 8º Ano "A" do E. Fundamental no ano de 2012. Nossos sinceros agradecimentos a todos!
A Direção Escolar


Projeto apresentado ao Departamento de Biologia Fundação Universidade Federal de Rondônia-RO, Campus de Rolim de Moura, como pré-requisito para obtenção da Licenciatura em Ciências Naturais e Biologia - EAD.
Discente: Franciane Paula de Castro 
            Orientadora: Drª. Francisca de Jesus Holanda


Modelos Didáticos de Ciências para Portadores ou 
Não de Baixa Visão na Cidade de Rolim de Moura-Rondônia

Devido ao crescente avanço da inclusão dos alunos com necessidades educacionais matriculados no sistema regular de ensino que exigem do professor revisão da sua prática, em busca de novas formas de ensinar e de novos métodos é que se faz necessário buscar recursos que possam auxiliar o professor e garantir o processo de aprendizagem de todos os alunos. Desse modo o OBJETIVO deste estudo foi sugerir a confecção de modelos  didáticos a fim de auxiliar os alunos com ou sem deficiência visual matriculados no ensino regular para tornar o ensino mais palpável, constituindo-se num meio de facilitar, estimular, incentivar o processo ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo favorecer o trabalho do professor de Ciências e Biologia. METODOLOGIA Para isso foi realizada pesquisa, seleção, confecção de materiais didáticos, que foram avaliados procurando verificar sua eficácia em relação ao estimulo aprendizagem, dos alunos matriculados no sistema regular de ensino da cidade de Rolim de Moura da Escola Aluízio Pinheiro Ferreira. Os resultados obtidos demonstram a importância da utilização de maquetes nas aulas de ciências para todos os alunos, tornando perceptíveis detalhes importantes na aprendizagem dos conteúdos científicos tanto para os alunos com deficiência visual ou não. As maquetes elaboradas auxiliaram o processo de ensino, ao mesmo tempo em que favoreceu a apropriação de conhecimentos pelos alunos, facilitando a compreensão do universo cientifico de forma divertida, além de sensibilizar os alunos aguçando o interesse e reflexão crítica para a questão da inclusão.

Veja algumas imagens da realização deste projeto: Projeto Unir

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