Gostaríamos de parabenizar a funcionária Franciane
Paula de Castro, professora da turma do 2º Ano "A" do Ensino
Fundamental da Escola Aluízio P. Ferreira pela recente conquista, a sua
Graduação em Ciências Naturais e Biologia.
Sucesso, Fran!!!
Segue, uma breve descrição do projeto desenvolvido nesta Escola pela professora Franciane, que contou com a colaboração da Professora Maria Amorim e dos alunos da turma do 8º Ano "A" do E. Fundamental no ano de 2012. Nossos sinceros agradecimentos a todos!
A Direção Escolar
Projeto apresentado ao Departamento de Biologia Fundação
Universidade Federal de Rondônia-RO, Campus
de Rolim de Moura, como pré-requisito para obtenção da Licenciatura em Ciências
Naturais e Biologia - EAD.
Discente:
Franciane Paula de Castro
Orientadora:
Drª. Francisca de Jesus Holanda
Modelos Didáticos de Ciências para Portadores ou
Não de Baixa Visão na Cidade de Rolim de Moura-Rondônia
Devido ao crescente
avanço da inclusão dos alunos com necessidades educacionais matriculados no
sistema regular de ensino que exigem do professor revisão da sua prática, em
busca de novas formas de ensinar e de novos métodos é que se faz necessário buscar
recursos que possam auxiliar o professor e garantir o processo de aprendizagem
de todos os alunos. Desse modo o OBJETIVO deste estudo foi sugerir a confecção de modelos didáticos a fim de auxiliar
os alunos com ou sem deficiência
visual matriculados no ensino regular para tornar o ensino mais
palpável, constituindo-se num meio de facilitar, estimular, incentivar o
processo ensino-aprendizagem e ao
mesmo tempo favorecer o trabalho do professor de Ciências e Biologia.
METODOLOGIA Para isso foi realizada pesquisa, seleção,
confecção de materiais didáticos, que foram avaliados procurando verificar sua
eficácia em relação ao estimulo aprendizagem, dos alunos matriculados no
sistema regular de ensino da cidade de Rolim de Moura da Escola Aluízio
Pinheiro Ferreira. Os resultados obtidos demonstram a importância da utilização
de maquetes nas aulas de ciências para todos os alunos, tornando perceptíveis
detalhes importantes na aprendizagem dos conteúdos científicos tanto para os
alunos com deficiência visual ou não. As maquetes
elaboradas auxiliaram o processo de ensino, ao mesmo tempo em que favoreceu a
apropriação de conhecimentos pelos alunos, facilitando a compreensão do
universo cientifico de forma divertida, além de sensibilizar os alunos aguçando
o interesse e reflexão crítica para a questão da inclusão.
Veja algumas imagens da realização deste projeto: Projeto Unir
Veja algumas imagens da realização deste projeto: Projeto Unir
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