(Por Cláudia Levy)
O Projeto Curta na Escola acaba de lançar o “Concurso Procura-se Professor-Autor”, com parceria executiva do Instituto Paramitas.
É muito fácil participar! Basta escolher um dos curtas do DVD Coleção Curta na Escola – Literatura Brasileira (se sua escola não foi contemplada com o DVD, pode acessar os filmes pelo site), assistir em sala de aula e depois relatar como foi a experiência junto com os alunos.
Os DVDs da Coleção Curta na Escola - Literatura Brasileira, possuem também pareceres pedagógicos, que são ideias para trabalhar com os curtas em sala de aula. Você pode inspirar-se nestes pareceres para realizar o trabalho com os alunos e produzir o seu relato, participando do concurso professor-autor!
O Projeto
A ideia de incentivar o uso de curtas-metragens em sala de aula de
maneira pedagógica nasceu com o Porta Curtas Petrobras há 10 anos. Em
2006, professores e pedagogos que estavam utilizando os filmes em sala
de aula começaram a enviar sugestões, comentários e principalmente
relatos de como havia sido a experiência com os curtas com seus alunos.
Daí surgiu o Projeto Curta na Escola,
com um ambiente interativo para os educadores poderem opinar, sugerir e
enviar seus pareceres sobre os filmes. Todos os professores do Brasil
inteiro podem participar cadastrando as escolas, interagindo no acervo
pedagógico e consultando e contribuindo com o banco de relatos.
Pareceres Pedagógicos
Veja a seguir alguns exemplos de
sugestões dos educadores que utilizaram os filmes em sala de aula e dão
dicas de como trabalhá-los com os alunos:
- sobre o filme “Mentiras”, o objetivo proposto é “Refletir sobreo
gênero discursivo Crônica. Analisar a constituição do contexto de
produção, representação de mundo e interações sociais do gênero que
originou a obra de Luís Fernando Veríssimo”. E a “situação pedagógica”:
“(...) Pergunte aos alunos se já conheciam o autor e seu estilo. (...)
Discuta com a turma conteúdo e a linguagem utilizada. Na sala de
informática, peça que os alunos acessem crônicas de Veríssimo (...)
apontem quais as temáticas abordadas nos textos e o que caracteriza a
produção textual desse autor, levando-os à reflexão sobre o gênero
discursivo utilizado. (...) Organize um sarau de crônicas com a turma
para que compartilhem as leituras realizadas. Proponha que, em grupos,
produzam crônicas. (...) Organize a publicação das crônicas em um blog
da turma, utilizando serviços gratuitos disponíveis na internet.”
(Eliane Cândida Pereira).
- sobre o filme “Hoje tem felicidade”, o professor João Luiz Almeida
Machado levanta questões como “Quem é você? Quais são seus sonhos? Aonde
pretende chegar? O que acalenta para si e para a sociedade? É possível
mudar o mundo para melhor? Como chegar a felicidade? Em que é preciso
melhorar o planeta? Em quais campanhas você se engajaria na luta por um
mundo mais justo, digno, fraterno?”, e propões que os alunos escrevam
reflexões sobre um desses temas após assistirem ao filme.
O Concurso
Então, por que não premiar os
melhores relatos? O Projeto Curta na Escola criou o Concurso em 2007 e
deu supercerto. Esta é a 6ª edição do Concurso. E é muito simples de
participar!
Ao escolher um dos curtas disponíveis no DVD e utilizá-lo em sala de
aula com seus alunos, escreva um relato contanto como foi esta
experiência (de forma criativa, claro), e aí é só se inscrever e torcer!
Ao final, serão escolhidos os cinco melhores relatos para cada filme
exibido, onde o Professor-Autor do Melhor Relato de Experiência será
premiado com R$ 500. E o melhor destes cinco receberá o prêmio máximo de
R$ 1.000.
E tem mais! A escola onde o Professor-Autor Vencedor exibiu o filme com
seus alunos também sai premiada com um projetor novinho!
Baixe o cartaz do Concurso e divulgue no mural da sua escola!
Leia o regulamento do “Concurso Procura-se Professor-Autor 2012”.
Participe, divulgue, seja um Professor-Autor! Se tiver dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail iparamitas@curtanaescola.com.br
Regulamento:
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