Com o objetivo de estudar a biografia e as contribuições dos Cientistas
às diversas ciências, incentivar a pesquisa e a autoria a professora Daniela
Fontana Almenara propôs o Projeto GALERIA DOS CIENTISTAS FAMOSOS aos
professores e alunos dos 1º Anos A, B e C do Ensino Médio Vespertino. Tal
projeto foi concebido conforme descrição abaixo:
Disciplinas envolvidas no projeto
Matemática, Física, Biologia, Química e Língua Portuguesa.
Metodologia / Procedimentos
Inicialmente será encaminhada a proposta do projeto aos alunos das
turmas do 1º ano do Ensino Médio para que fiquem cientes e contribuam com suas
ideias ao desenvolvimento do projeto.
Em seguida os alunos se organizarão em grupos de 4 alunos, sendo que
cada grupo ficará responsável por pesquisar um cientista que poderá ser
Matemático, Físico, Biólogo ou Químico. Cada turma irá produzir uma revista e
cada grupo utilizará no mínimo 3 páginas da revista.
Os nomes dos cientistas serão sugeridos pelos professores das
disciplinas envolvidas e cada grupo sorteará um nome.
Turmas
|
Físicos
|
Matemáticos
|
Biólogos
|
Químicos
|
1º A
|
Albert Einstein
|
Pitágoras
|
Charles Darwin
|
John Dalton
|
Anders Celsius
|
Talles de Milleto
|
Fleeming
|
Dimitri Mendeleev
|
|
1º B
|
Galileu Galilei
|
René Descartes
|
Gregory Mendel
|
Ernest Rutherford
|
Evangelista Torricelli
|
Carl Friedrich Gauss
|
Carlos Chagas
|
Marie Curie
|
|
1º C
|
Isaac Newton
|
Pierre Frédéric Sarrus
|
Osvaldo Cruz
|
Lorenzo Avogadro
|
Lorde Kelvin
|
Leonardo de Pisa
|
Francis Crick
|
Niels Bohr
|
Os grupos irão se organizar dividindo as tarefas e indicando um
componente para participar da capacitação na ferramenta Myebook, o qual
posteriormente passará o aprendizado aos demais componentes do grupo em horário
que for conveniente aos mesmos.
A capacitação na ferramenta será conduzida pela professora Daniela
Fontana Almenara (Física), com a colaboração dos demais envolvidos no projeto,
e acontecerá em horário contra turno. Nesse dia cada turma receberá o
login e a senha da revista que será cadastrada pela professora acima citada, já
que todos os grupos trabalharão numa mesma revista.
Após a capacitação cada grupo se organizará, fará suas pesquisas e
lançará o resultado na revista. Nessa fase os grupos poderão agendar horário no
LIE onde poderão trabalhar na revista e receber orientações técnicas do
coordenador(a) do LIE.
As professoras
envolvidas no projeto analisarão o conteúdo lançado e pedirão as devidas
correções ou farão sugestões caso seja necessário.
O nome da revista
deverá surgir de sugestões feitas por todos os envolvidos e decidido através de
votação.
As professoras e os
colaboradores ficarão responsáveis por organizar os dados da revista, o índice
e a capa. Caso algum grupo queira poderá sugerir ou construir a capa.
Após finalização das
revistas, as mesmas serão postadas nos blog das professoras e no blog da
escola, bem como serão divulgadas através das redes sociais.
O trabalho valerá 2,0
pontos em cada disciplina.
Cronograma
Atividades
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Apresentação
do projeto aos alunos
|
x
|
||
Organização
dos grupos
|
x
|
||
Sorteio
dos temas
|
x
|
||
Oficina
de Capacitação em My Ebook
|
x
|
||
Análise
e correção dos textos lançados na revista
|
x
|
||
Organização
de dados, índice e capa
|
x
|
||
Divulgação
no Blog e redes sociais
|
x
|
Para
acessar o projeto na íntegra Clique aqui
Escrito e enviado por Daniela Fontana Almenara (Profª de Matemática e Física)
Nenhum comentário:
Postar um comentário