Conheçam o blog da Profª Terezinha Bordignon e aproveitem as sugestões dadas por ela:
A roupa de Gandhi
O Mahatma Gandhi provou que a "roupa não faz o homem". Ele só usava uma
tanga a fim de se identificar com as massas simples da Índia.
Certa vez ele chegou assim vestido numa festa dada pelo governador inglês e os criados não o deixaram entrar.
Ele voltou para casa e, por meio de um mensageiro, enviou um pacote ao
governador. Dentro do pacote continha um terno. O governador ligou para a
casa de Gandhi e lhe perguntou o significado do embrulho. O grande
homem respondeu:
- Fui convidado para sua festa, mas não me permitiram entrar por causa
da minha roupa. Se é a roupa que vale, eu lhe enviei o meu terno...
PARA REFLETIR EM GRUPO:
1- O que faz o verdadeiro homem: a roupa que ele veste ou seu modo de ser?
2- O que se entende por: "Além do pão o trabalho. Além do trabalho, a ação?
Escritores da Liberdade
PARA REFLETIR EM GRUPO:
1- O que faz o verdadeiro homem: a roupa que ele veste ou seu modo de ser?
2- O que se entende por: "Além do pão o trabalho. Além do trabalho, a ação?
***************************************************************
Sugestão de filme:
Escritores da Liberdade
Cena do filme Escritores da Liberdade
a- NUMERE AS QUESTÕES SOBRE O FILME:
( 1 ) Para ações da professora
( 2 ) Para ações da diretora
( 3 ) Para ações dos alunos
(___) Cobra responsabilidade pelas escolhas;
(___) Desperta a motivação;
(___) Passa a ler, pensar, escrever e mudar;
(___) Muda o espaço da sala de aula;
(___) Passa a incomodar a instituição escolar;
(___) Sente inveja;
(___) Sente medo de educar e com isso as pessoas se tornem contestadoras;
(___) Tem o casamento abalado;
(___) Disputas por marcar território;
(___) Apenas um sabia o que e o holocausto;
(___) Resolve mudar de ares e dedicar-se à educação;
b- ASSINALE OS PROBLEMAS ABORDADOS NO FILME:
(___) Desigualdades nas classes sociais;
(___) O massacre de judeus;
(___) Racismo;
(___) Desemprego;
(___) Desemprego;
(___) Falta de material didático;
(___) Desestrutura familiar;
(___) Intolerância ao que é diferente;
(___) A harmonia familiar
(___) Desestrutura familiar;
(___) Intolerância ao que é diferente;
(___) A harmonia familiar
(___) Políticas públicas sem uma função;
(___) Exclusão social;
(___) Exclusão social;
(___) O clima de amizade e colaboração entre estudantes;
(___) Políticas geradoras de sujeitos apenas com capacidade funcional;
(___) O filme retrata a visão de educação hoje;
COMENTE O FILME
1- O filme “Escritores da Liberdade”
mostra a dedicação de uma professora por seus alunos, O grupo,
formado por jovens de diferentes origens étnicas (orientais, latinos e
negros), O grupo demonstra intolerância e resistência à interação,
jovens acabam se rebelando uns contra os outros tentando provar o falso
poder de cada etnia. Como ações coletivas como das gangues podem afetar afetar toda a sociedade ?
2-
A nova professora é vista por todos como representante do domínio dos
brancos. Os estudantes a entendem como responsável por fazer com que
eles se sujeitem a dominação dos valores dos brancos perpetrados nas
escolas e preferem isolar-se em guetos dentro da própria sala de aula. Você acredita que no final houve realmente uma superaração das diferenças étnicas ali existentes ?
3-
Apesar de aos poucos demonstrar desânimo em relação às chances de êxito
no trabalho com aquele grupo, Erin não desistiu de sua empreitada.
Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e dos demais
professores, Para isso, criou um projeto de leitura e escrita, iniciado
com o livro “O Diário de Anne Frank”, menina judia alemã. Os livros são capazes de mudar a vida das pessoas? Exemplifique
4-
A partir de uma caricatura que um dos alunos fez para ridicularizar um
colega de classe, negro, ressaltando os lábios, ela começa a falar do
Holocausto. Algo que só um deles sabia o que era. Erin consegue
mostrar aos alunos que a exclusão e o preconceito podem afetar a todos,
independentemente da cor da pele, da origem étnica, da religião, do
saldo bancário? Explique.
5-
O Colégio passou a receber alunos da periferia, de baixa-renda e que
alguns cumpriam pena em liberdade condicional por crimes cometidos, a
diretora sente aversão por ter que receber esses alunos. Ela os
despreza. Por que a diretora proíbe que os alunos da professora Erin leiam os livros da biblioteca da escola?
6-
O filme se passa em 1994, dois anos depois dos acontecimentos que
aterrorizam a cidade de Los Angeles. Briga entre gangues rivais,
disputas por espaços, por bairros e grupos tentando se afirmar perante
uma sociedade preconceituosa, Apesar de se passar nos Estados Unidos, é
uma obra que serve para qualquer outro país. O Brasil, por exemplo,
enfrenta graves problemas na educação pública. Você acha que os alunos brasileiros são semelhantes aos alunos do filme? Explique
7-
O filme envolve seres humanos que vivenciam a violência, agressividade e
tensão racial. Também nos mostra a capacidade de sermos seres humanos
melhores e atores de nossa própria história. Como podemos nos transformar em pessoas melhores, conscientes, tolerantes e capazes?
8- Uma professora tentou e conseguiu ensinar tudo de bom para uma turma de alunos problemáticos de uma escola. Na escola de hoje isso seria possível? Explique.
9- Uma pessoa pode fazer muita diferença na sociedade. Você conhece pessoas que se doam para melhorar a vida de outras? Cite um exemplo.
10- Que lições de vida podem ser extraídas do filme “Escritores da Liberdade”?
Nenhum comentário:
Postar um comentário