segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Notas das Escolas Estaduais de Rolim de Moura no ENEM 2010

Saíram as médias do Enem do ano de 2010, vejam como ficaram as Médias das Escolas Estaduais de Rolim de Moura.

Escola
Média total
01
EEEFM José Rosales dos Santos
544,67
02
EEEFM Cel Aluizio Pinheiro Ferreira
533,5
03
EEEFM Priscila Rodrigues Chagas
531,75
04
EEEFM Cândido Portinari
520,95
05
EEEFM Maria do Carmo Oliveira Rabelo
514,29
06
EEEFM Nilson Silva
503,53
07
EEEFM Tancredo de Almeida Neves
502,46
08
EEEFM Carlos Drumond de Andrade
484,85


Notas por áreas do conhecimento



 Se quiser ver as notas por escolas acesse 
 http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/
 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Projeto Nosso Mascote

Hoje começamos a concretizar produto final do projeto, no começo do estudo foi combinado que que faríamos uma Revista Eletrônica On Line para divulgar nossas descobertas.

Nesta tarde a professora Silvia e os alunos convidados a fazerem parte da Equipe de Editorial da Revista iniciaram os estudos no LIE, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer as ferramentas de edição da revista.

Durante uma reunião inicial as crianças distribuíram cargos e tarefas da Equipe Editorial: Matheus- editor chefe, Gustavo Yuzo – chefe de redação, Maria Eduarda – assistente de redação, Cassio – diretor de edição de imagens, Daiane – assistente de edição de imagens.

Em breve teremos novidades desta turminha!!! Eles têm como missão divulgar as atividades realizadas durante o Projeto Nosso Mascote.

Abaixo as fotos desse encontro.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Semana da Pátria

Nessa semana a escola está comemorando a Semana da Pátria, e como parte dessa comemoração todos os dias alunos e professores se reunem no pátio da escola para cantar os hinos e fazer apresentações alusivas a essa data. Abaixo algumas fotos registradas nesses momentos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Saiu no Portal do MEC: Blogs na Educação


Os alunos estão mais preocupados com a produção de textos e com os comentários nos blogs.


 Temas relacionados à educação e às turmas com as quais trabalha são, basicamente, os assuntos tratados nos blogs da professora Juliana Seabra Laudares, de Rolim de Moura (RO). Pedagoga especializada em alfabetização, ela leciona na rede pública de ensino há 14 anos. Neste ano, Juliana dá aulas em uma turma do 2º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, mas sua experiência como professora inclui também turmas de ensino infantil e superior.

Seu primeiro blog - http://lindamenina.ju.zip.net (já inexistente) – foi criado em 2007 para que ela aprendesse a lidar com essa ferramenta no contexto escolar. Em 2010, quando começou a fazer especialização em Mídias na Educação, promovida pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional do Ministério da Educação (Proinfo/MEC), Juliana criou o blog jornal Super Legal, pois uma das atividades do curso era o desenvolvimento de um projeto para aplicação em sala de aula, que utilizasse pelo menos duas mídias. Em seu projeto, que pretendia conhecer o registro histórico e cultural do município por meio de fotografias, jornais, relatos, entrevistas e as produções das crianças, ela utilizou o blog e o jornal.

Como todas as atividades previstas no projeto eram postadas no blog da turma, logo os alunos se interessaram em ter seus próprios blogs. As mães, por sua vez, queriam ser seguidoras do blog da turma. Isso levou à realização de uma oficina para alunos e mães, no laboratório de informática da escola, que não só proporcionou uma maior interação da escola com a família como uma maior autonomia aos alunos que mantinham seus blogs com características próprias. Atualmente, embora Juliana não dê mais aulas para esses estudantes, ela procura incentivá-los a continuarem usando seus blogs. E o blog Jornal Super Legal continua, porém com outra turma e com outros projetos. A professora criou também o blog Ler e escrever, um prazer!, voltado à publicação de artigos sobre educação.

Mudanças - Nesse período em que vem trabalhando com blogs, Juliana tem observado algumas mudanças em seus alunos. Segundo ela, é possível perceber uma maior preocupação dos estudantes ao produzir um texto, ao fazer comentários nos blogs, bem como a articulação das ideias influenciando na leitura e na escrita. Além disso, a possibilidade de que os conteúdos postados possam ser vistos por muitas pessoas ajuda a melhorar a autoestima dos alunos.

“Utilizando o blog como ferramenta pedagógica, os alunos demonstram mais cuidado com a própria escrita, o que favorece a aprendizagem”, acredita. E o contato com as tecnologias estimula os alunos a buscarem outros conhecimentos: fazer planilhas, visualizar mapas, capturar e postar imagens, são alguns deles. Outro ponto levantado por Juliana é a apresentação estética do blog, que envolve questões como imagens, legendas e sons e faz com que o estudante busque outros tipos de conhecimento para tornar sua produção cada vez melhor. “Ao lidarem com as mídias e tecnologias disponíveis, os alunos despertam para as mais variadas possibilidades do uso da leitura e da escrita”, enfatiza.

Cartas que ensinam a ler – De acordo com Juliana, o blog possibilita que ela fique sempre em contato com outros professores, partilhando projetos, sugestões de leituras, imagens ou planos de aula e até mesmo colaborando na elaboração de projetos ou no planejamento de aulas. Em um grupo de discussão virtual, ela conheceu a professora Sintian Schmidt, da Escola Municipal Villa Lobos, de Caxias do Sul (RS). Juntas, elas desenvolveram o projeto Cartas que ensinam a Ler. O projeto foi desenvolvido de março a novembro de 2008, envolvendo 60 alunos do terceiro ano do ensino fundamental.

Cada professora postava no blog de sua turma as atividades desenvolvidas por seus alunos, permitindo acompanhar o desenvolvimento do projeto nos dois estados. Ao final do projeto, mais de 90% dos alunos estavam alfabetizados. “Apesar de realidades e regiões diferentes foi possível fazermos um planejamento comum a partir das informações que trocávamos por meio dos nossos blogs, por e-mail e também pelo MSN”, finaliza Juliana.

(Fátima Schenini)