quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aulas de Matemática no LIE

A Resolução de problemas é de fundamental importância para a educação matemática. Ela dá suporte para aplicações da matemática do cotidiano, motivando os estudantes pois adequa a matemática à situações reais que ocorrem com os alunos. A resolução de problemas deve ser feita através do raciocínio lógico e não de forma mecânica, pois deve-se incentivar, instigar o aluno a pensar no processo de resolução e não usar fórmulas sem saber o porque está usando.

Por outro lado está cada vez mais difícil chamar a atenção dos alunos para os conteúdos que previstos no currículo e que temos que trabalhar. Pensando nisso a professora Daniela (Matemática e Física) está realizando uma série de aulas com os alunos do 6º Ano C – Ensino Fundamental no laboratório de informática educativa da escola, onde além dos alunos acessarem jogos on line de raciocínio lógico relacionados com os conteúdos curriculares também foi trabalhada a resolução de problemas construídos pela professora com o software hotpotatoes.

As aulas estão sendo muito divertidas e interessantes e os alunos gostam muito de trabalhar no Laboratório, sendo que o principal diferencial é que todos participam da aula pois gostam de utilizar o computador e o próprio programa faz a correção dos resultados, dando chance do aluno rever o que fez, raciocinar novamente e responder corretamente as proposições.

 Abaixo algumas fotos desse momento.





Escrito e enviado por Daniela Fontana Almenara - professora de Matemática e Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário