quarta-feira, 12 de setembro de 2018


Visita a uma piscicultura com os 7º anos do Ensino Fundamental

O tema da nossa Feira do Conhecimento desse ano na escola Aluízio é “Rondônia: desenvolvimento econômico, social e cultural”.
Dentro dessa temática as turmas dos 7º anos A, B e C ficaram responsáveis de pesquisar e apresentar sobre a piscicultura em Rondônia, já que hoje somos o maior produtor de peixes em cativeiro do país. São cerca de 90 mil toneladas por ano, em especial tambaqui, mas também de outras espécies como o pintado amazônico e o pirarucu.
Dentro da programação a ser desenvolvida com os 7º anos, fizemos uma visita a uma propriedade que trabalha com piscicultura. Visitamos o Sítio Felicidade dos proprietários Antônio Pinheiro de Castro e Luzia Muniz de Castro, na Linha 192, Km 12 – Norte.
A Sra. Luzia fez a gentileza de nos guiar em uma visita onde os alunos viram como os peixes são limpos e processados, bem como os vários tanques de peixes da propriedade. Ouvimos sobre a importância dos cuidados com a água e principalmente sobre o reflorestamento das margens da nascente, o que proporcionou aos proprietários água boa e em quantidade suficiente para abastecer os tanques. Uma curiosidade interessante que os alunos ouviram é que esse ano as matrizes de pirarucu não desovaram, segundo a Sra. Luzia quando elas percebem que o clima não proporcionou alimento suficiente para seus filhotes elas não desovam. Quem diria que os peixes também pensam nisso!
Os estudantes ficaram maravilhados com a visita e também com tudo que aprendemos hoje, pois a Sra. Luzia, como educadora que foi nos presenteou com todo seu conhecimento. Agradecemos imensamente a parceria da Emater de Rolim de Moura que nos cedeu a van e ao Extensionista rural Mauro Martins Almenara que nos levou até a propriedade, pois sem essa parceria nossa visita não teria acontecido
Ficamos muito agradecidos pela recepção e encantados com a beleza do lugar. Temos certeza que foi um momento de muito aprendizagem a todos que foram.

Profª. Daniela Fontana Almenara
Profª. Maristene Pavan




























Nenhum comentário:

Postar um comentário