terça-feira, 5 de novembro de 2019

O segundo domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 está chegando e, com isso, muitos estudantes acabam sofrendo com a ansiedade, que pode afetar tanto o sistema emocional quanto a parte fisiológica dos participantes.
Para amenizar os sintomas, além da calma e concentração, manter uma alimentação adequada nas vésperas da prova é fundamental e ajuda a garantir o bem-estar, estimular a memória e sustentar a energia corporal.

Nutricionista Luna Azevedo (Arquivo Pessoal)
Veja as dicas de alimentação da nutricionista Luna Azevedo para o Enem 2019:Sábado (dia anterior à prova)
Jantar: É aconselhado que essa refeição não seja feita muito tarde, o ideal é que ocorra três horas antes de dormir. A refeição deve ser leve e balanceada para que a digestão seja adequada e completa, contribuindo para uma boa noite de sono e o bem-estar no dia seguinte.
Os alimentos devem conter nutrientes como ferro, ácido fólico e vitaminas antioxidantes (A, C, E) que possuem efeitos neuroprotetores e melhoram o desempenho intelectual. Exemplos:
  • Ferro: Brócolis, couve e feijão
  • Vitamina A: Cenoura e mamão
  • Vitamina C: Acerola, caju, laranja e limão
  • Vitamina E: Castanhas
O que consumir: O arroz, feijão ou outras leguminosas (ervilha, lentilha ou grão de bico), que podem estar presentes em purês ou até em alguns hambúrgueres, vegetais verde-escuros (couve, brócolis, espinafre, etc), cenoura, tomate, abobrinha são boas opções de consumo. Espinafre, beterraba, chia e cereais integrais também são fontes de magnésio, que reduz os sintomas de fadiga, como tensão muscular e tremores e melhoram a qualidade do sono.
O que evitar: Alimentos ricos em gorduras saturadas como carnes e laticínios são de digestão mais difícil, portanto é aconselhável evitar o consumo no período.
  •  Domingo (dia da prova)

Café da Manhã: No dia da prova é importante pensar em alimentos que vão ajudá-lo a manter a concentração, energia e funcionamento intestinal regulado. O tradicional ‘cafézinho’ pode ser mantido, desde que a pessoa já seja habituada e, mesmo assim, sem exageros, já que pode causar efeitos como dores de cabeça e nervosismo. As vitaminas C e E, alimentos integrais e ácidos graxos poliinsaturados também podem ser consumidos. Exemplos:
  • Vitamina C: Acerola, caju, couve, kiwi, laranja, morango e pimentão (Auxiliam na redução dos níveis de cortisol, melhoram a imunidade e controlam o hormônio do estresse, diminuindo a ansiedade antes da prova)
  • Ômega-3 e Ômega-6: Chia e Linhaça (ácidos graxos poliinsaturados que têm efeitos benéficos para a cognição, caso haja baixa ingestão desses ácidos é possível a perda de memória)
O que consumir: Comer frutas in natura é importante, pois são ricas em fibras fundamentais para o funcionamento intestinal e otimização da absorção dos nutrientes que atuarão na melhora da concentração. Os alimentos integrais também devem ser priorizados devido a excelente quantidade de fibras e fornecimento de energia adequada.
O que evitar: O consumo de bebidas energéticas não é aconselhado. Os alimentos ricos em açúcar refinado, de acordo com estudos, estão associados à dificuldade de concentração e atenção e devem ser evitados. Consumir Alimentos de origem animal também não é indicado devido às gorduras presentes nesses alimentos.

Prefira a ingestão de frutas nas vésperas da prova e evite o consumo de alimentos ricos em açúcar
Almoço: É provável que o almoço será feito um pouco mais cedo do que nos outros dias, já que os portões dos locais de prova do Enem serão fechados às 13h (horário de Brasília) e os participantes devem chegar com antecedência. Assim como no jantar, a refeição deve ser balanceada e rica em nutrientes essenciais para a memória e concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário